Apresentação do Projeto Vencedor do Concurso Parque Igarapé São Joaquim

A Secretaria Municipal de Saneamento de Belém do Pará (SeSan) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) anunciam, na próxima sexta-feira, dia 29 de abril de 2022, a apresentação do vencedor do Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura da Paisagem: o Parque Urbano Igarapé São Joaquim. O evento online terá transmissão simultânea, a partir das 16 horas, pelos canais do IAB e da Prefeitura de Belém no Youtube.

Foram 18 projetos inscritos de diversos estados brasileiros. Durante a avaliação dos trabalhos inscritos foram considerados critérios nos eixos ambiental, mobilidade e acessibilidade urbana, social, econômico e ambiência amazônica e a arquitetura da paisagem.

O concurso tem como objetivo a requalificação urbana, ambiental e da arquitetura da paisagem da área do entorno do igarapé, passando por 20 bairros da capital paraense. O projeto também prevê a criação do Parque Igarapé São Joaquim, que terá área de 6,48 hectares e 4,6km de extensão. Toda a obra está orçada em R$ 160 milhões e deve passar por licitação ainda este ano. A expectativa da Prefeitura de Belém é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2023.

 

A apresentação contará com a presença de:

Presidente do IAB, a arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista.
Diretora Financeira e Administrativa do IAB, a arquiteta e urbanista Rose Guedes.
Coordenador do Concurso, o arquiteto e urbanista Luiz Fernando Freitas.
Integrantes júri, o arquiteto e urbanista José Raiol e a arquiteta e urbanista Celma Chaves.
Prefeito de Belém, o arquiteto e urbanista Edmilson Rodrigues.
Secretária de Saneamento do Município de Belém, Srª Ivanize Gasparim.
Vencedor do Concurso, o arquiteto e urbanista Fabiano Sobreira.

Aguarde o envio...