RESULTADO PRELIMINAR DO CONCURSO PARQUE DO IGARAPÉ SÃO JOAQUIM SERÁ ANUNCIADO NO DIA 04 DE ABRIL

A Secretaria Municipal de Saneamento de Belém do Pará (SeSan) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) anunciam na próxima segunda-feira, dia 04 de abril de 2022, o resultado preliminar do Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura da Paisagem: o Parque Urbano Igarapé São Joaquim. O evento online terá transmissão simultânea, a partir das 18 horas, pelos canais do IAB e da Prefeitura de Belém no Youtube. Já no dia 18 de abril, é o dia determinado para anunciar o grande vencedor.

 

Ao todo foram 18 projetos inscritos de diversos estados brasileiros. Durante a avaliação dos trabalhos inscritos foram considerados critérios nos eixos ambiental, mobilidade e acessibilidade urbana, social, econômico e ambiência amazônica e a arquitetura da paisagem.

 

O concurso tem como objetivo a requalificação urbana, ambiental e da arquitetura da paisagem da área do entorno do igarapé, passando por 20 bairros da capital paraense. O projeto também prevê a criação do Parque Igarapé São Joaquim, que terá área de 6,48 hectares e 4,6km de extensão. Toda a obra está orçada em R$ 160 milhões e deve passar por licitação ainda este ano. A expectativa da Prefeitura de Belém é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2023.

 

“Buscando fazer uma intervenção urbanística para requalificar o espaço ao longo do Igarapé São Joaquim, o concurso irá beneficiar a população circunvizinha diretamente e a população de Belém como um todo, de forma indireta, no que diz respeito as áreas verdes, mobilidade urbana, espaços de convivência, equipamentos públicos e outros”, destaca Edmilson Rodrigues, Prefeito de Belém.

 

“No eixo ambiental serão avaliadas a disponibilidade de área verde para auxiliar no escoamento das águas, na redução da temperatura, as matas ciliares para preservar o igarapé como rio, a qualidade da água. No quesito mobilidade e acessibilidade urbana, o projeto tem que pensar na articulação das vias laterais do canal São Joaquim faz conexão com as ruas e vilas existentes no entorno, com calçadas, abrigos, considerando as rotas acessíveis. No aspecto social, o projeto precisa contemplar a criança, o jovem, o adulto e o idoso, com espaço de encontro e lazer. O quarto quesito é o econômico porque não adianta fazer uma obra como essa sem transformar a vida das pessoas. Serão postos quiosques que sirvam para geração de renda para pessoas carentes, que também receberam qualificação. Por último, queremos que o projeto apresente ambiência amazônica, que os equipamentos reflitam as nossas raízes, que a estética expresse a nossa cultura”, esclarece o arquiteto José Carlos Raiol, do Departamento de Projetos Especiais da Prefeitura e que também faz parte do júri do concurso, em matéria publicada no Jornal: O Liberal, Belém: 30/março/2022.

 

Para Maria Elisa Baptista, presidente do IAB, os concursos públicos de projetos educam os arquitetos que dele participam, educam o gestor público, que identifica as inúmeras possibilidades e escolhe as melhores alternativas, são materiais de pesquisa para estudantes e professores, causam deslumbramento em todos que vêm as exposições e as novas ideias. Acima de tudo, os concursos estimulam a crítica e o debate sobre o que seja uma boa arquitetura, sobre o que queremos para nossas cidades. Ela destaca ainda que os concursos têm se mostrado ferramenta poderosa para projetos de todos os portes, uma forma de licitação democrática e aberta a inovações, revelando jovens talentos e ideias contemporâneas.

 

COLOQUE NA AGENDA:

O que: Anúncio do resultado preliminar do Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura Parque Urbano Igarapé São Joaquim
Quando: Segunda-feira (04/04), às 18 horas

Onde: Youtube IAB https://www.youtube.com/c/IABDN e Prefeitura de Belém no Youtube: https://www.youtube.com/c/PrefeituradeBel%C3%A9mOficial

 

PROGRAMAÇÃO:

 

COORDENAÇÃO DO CONCURSO – IAB: APRESENTAÇÃO E CITAÇÃO DOS PRESENTES – LUIZ FERNANDO FREITAS

 

COORDENAÇÃO DO CONCURSO – PREFEITURA: MOTIVAÇÃO E EXPECTATIVAS – JOSÉ AKEL FARES

 

APONTAMENTOS SOBRE O CONCURSO:

 

  • PRESIDENTA/VICE DO IAB: MARIA ELISA BAPTISTA/ RAFAEL PASSOS
  • SECRETÁRIA DE SANEAMENTO – IVANISE GASPARIM
  • PREFEITO DE BELEM: EDMILSON RODRIGUES

 

LEITURA DA ATA: PRESIDENTA DO JÚRI – LUCIANA SCHENK

 

ABERTURA DO ENVELOPE COM OS PREMIADOS PRELIMINARMENTE – LUIZ FERNANDO FREITAS

Aguarde o envio...